Ao longo de 2 meses, foi colocado no nosso blog uma questão que levanta um grande tema de discussão!
O tema de discussão é se o desporto de competição é saudável. Este tema é muito controverso uma vez que, olhando para a questão existe uma tendência para afirmar que esta é verdadeira, contudo o mesmo não se confirma na sua totalidade.
Entrando na área da competição, o desporto acaba por não ser totalmente saudável, sendo que motivados pela rivalidade com os nossos adversários, por vezes, o treino torna-se exagerado e desmedido, visando obter a vitória. Esta ambição, quando desmedida pode gerar lesões pelo excesso de actividade dos músculos do nosso corpo.
Motivados pela competição e pressão de vitória, desenvolvem-se laços afectivos mais fortes entre os companheiros de equipa, porém desenvolve-se também um clima de hostilidade entre grupos, alimentando a rivalidade entre os adeptos, fugindo assim ao espírito de convívio e bem-estar do desporto.
A existência de um bom treinador, que conheça os limites do atleta vem refutar esta hipótese, pois com o mesmo a orientar os treinos, possibilita que haja um treino acompanhado e correcto de maneira a que o atleta não se exceda nos treinos.
No entanto, toda esta questão depende do desportivismo e fair-play dos seus praticantes, levando a que esta resposta não seja aplicável a todos.
Partilhamos também a opinião de que, quando este desportivismo é cumprido a interacção entre adeptos e/ou grupos torna-se saudável, proporcionando bons momentos de lazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário