Patinagem artística
A patinagem no gelo surgiu no Norte da Europa. Não se sabe o que foi inventado primeiro, se os patins, os esquis ou as raquetes de neve. É provável que as primeiras lâminas de patins tenham sido improvisadas a partir de ossos de animais, uma forma dos nossos antepassados se deslocarem sobre lagos e rios gelados.
A Patinagem Artística no Gelo é praticada numa superfície gelada, plana, de formato rectangular e cantos arredondados. Para competições as pistas devem medir 60 metros de comprimento por 30 metros de largura. Em Portugal a única pista utilizada para competições oficiais foi a do Palácio do Gelo, em Viseu, embora as suas medidas sejam de 30 metros de comprimento por 15 metros de largura.
Existem regras específicas para o vestuário em competição. As Senhoras deverão usar uma saia e os Homens calças compridas. Não são permitidos acessórios e adereços. A Patinagem Artística de competição é avaliada por um painel de juízes que dão uma nota técnica (nota A), que avalia a dificuldade e a qualidade dos elementos técnicos, e outra artística (a nota B) que avalia a vertente artística da interpretação musical. A patinagem artística ainda se pode dividir em 4 disciplinas: dança, patinagem sincronizada, patinagem em pares e patinagem individual.
Sem comentários:
Enviar um comentário