Tendo em conta a altura do ano em que nos encontramos pensamos que não existirá melhor tema a abordar se não os desportos de inverno.
De facto existem vários tipos de desportos de neve e, ao longo das próximas 2 semanas iremos postar vários desportos de inverno em conjunto com as suas curiosidades e características deste desporto.
A primeira competição de carácter mundial a reunir desportos de inverno foi a Semana Internacional de Desportos de Inverno. Esta competição foi realizada em 1924 na cidade francesa de Chamonix. Apenas dois anos depois, o Comitê Olímpico Internacional decidiu dar o estatuto de Jogos Olímpicos a esta competição que passou a ocorrer regularmente.
Esta competição é constituída por 15 de desportos que vieram a ser adicionados ao longo do decorrer destas competições. Os desportos que constituem os jogos olímpicos de inverno são: Biatlo (1960); Bobsleigh (1924); Combinado nórdico (1924); Esqui alpino (1936); Esqui cross-country (1924); Esqui estilo livre; Hoquei no gelo; Trenó (1964); Patinagem artística; Patinagem em velocidade (1924); Patinagem em velocidade em pista curta (1992); Salto de esqui (1924); Skeleton (1948).
Biatlo
O biatlo é uma competição individual que envolve dois desportos em simultâneo: esqui cross-country e tiro, com provas intercaladas durante toda a prova. A corrida de esqui, possui em determinados pontos do trajeto de tiro para que os concorrentes disparem sobre cinco alvos estáticos, penalizando-se cada falha com a obrigatoriedade de correr 150 metros, ou adicionando um minuto ao total da prova, e ganhando finalmente o que totalize menos tempo. Podemos dizer, que o biatlo teve a sua origem por necessidade, já que os homens primitivos das terras do norte da Europa caçavam em lugares hostis sobre os esquis (ou os seus equivalentes primitivos) transportando alguma arma no ombro. Com o tempo esta necessidade foi diminuindo e dando passo à versão desportiva do biatlo que conhecemos hoje.
Sem comentários:
Enviar um comentário