sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

No snow, no fun! (parte 5)

Bobsleigh
O bobsleigh, é um desporto de inverno no qual equipas de duas ou quatro pessoas realizam, através de um trenó, descidas cronometradas numa pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para a competição. O trenó é movido pela força da gravidade, e pode atingir velocidades de até 150 km/h. Desde 1924, o bobsleigh faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno, como uma competição para equipas masculinas de quatro pessoas. Em 1932, foi adicionada uma segunda modalidade, para equipas compostas de dois homens.
Em 2002, foi pela primeira vez admitida a participação de mulheres entre os membros das equipas. Em 2006, foi introduzida modalidade para equipas de duas mulheres.
Patinagem de velocidade
A patinagem de velocidade, também conhecida como speed skating, é um desporto praticado em pistas de gelo. A sua entidade reguladora internacional é a ISU. A maior parte das provas são em forma de contra-relógio. Nas provas individuais, os atletas correm geralmente em pares à volta de uma pista de 400 metros no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio. Correm em faixas separadas e trocam de faixa uma vez por volta. A velocidade dos competidores pode chegar a 60 km/h. Trocas de faixa irregulares, contacto e obstrução são motivos para desqualificação dos atletas envolvidos. As competições podem ser de distâncias individuais, allround, sprint ou de equipas.

No snow, no fun (parte 4)

Patinagem artística
A patinagem no gelo surgiu no Norte da Europa. Não se sabe o que foi inventado primeiro, se os patins, os esquis ou as raquetes de neve. É provável que as primeiras lâminas de patins tenham sido improvisadas a partir de ossos de animais, uma forma dos nossos antepassados se deslocarem sobre lagos e rios gelados.
A Patinagem Artística no Gelo é praticada numa superfície gelada, plana, de formato rectangular e cantos arredondados. Para competições as pistas devem medir 60 metros de comprimento por 30 metros de largura. Em Portugal a única pista utilizada para competições oficiais foi a do Palácio do Gelo, em Viseu, embora as suas medidas sejam de 30 metros de comprimento por 15 metros de largura.
Existem regras específicas para o vestuário em competição. As Senhoras deverão usar uma saia e os Homens calças compridas. Não são permitidos acessórios e adereços. A Patinagem Artística de competição é avaliada por um painel de juízes que dão uma nota técnica (nota A), que avalia a dificuldade e a qualidade dos elementos técnicos, e outra artística (a nota B) que avalia a vertente artística da interpretação musical. A patinagem artística ainda se pode dividir em 4 disciplinas: dança, patinagem sincronizada, patinagem em pares e patinagem individual.

No snow, no fun (parte 3)

Hóquei no Gelo
O Hóquei no Gelo tem origem por volta de 1800, em Windsor, na Nova Escócia, Canadá, onde um grupo de rapazes do King’s College School (primeiro Colégio Canadiano) adaptou o entusiasmante jogo “Hurley” ao gelo, utilizando patins e dando assim origem ao Ice Hurley. Depois de algumas décadas, o Ice Hurley desenvolveu-se dando origem ao Ice Hockey.
O Hóquei no Gelo é um jogo disputado em pistas de gelo, por duas equipas constituídas por seis jogadores e onde todos os jogadores e juízes calçam patins de gelo. O objectivo do jogo é fazer com que o disco chamado puck entre na baliza do adversário utilizando para o deslocar um stick. Os jogos dividem-se em três períodos de 20 minutos, com intervalo de 15 minutos no final da primeira e segunda parte. Em cada parte as equipas mudam de campo.
Em caso de empate no final do jogo e depois de mais um intervalo de 15 minutos, será jogado um período de 5 minutos de vitória súbita.
Esqui Alpino
O esqui alpino é uma das modalidades do esqui que consiste em efectuar uma descida em velocidade, com passagens obrigatórias e contra -relógio. No esqui alpino, os competidores esquiam por um percurso em declive, em alta velocidade e desviando-se de obstáculos. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível. A modalidade é disputada por homens e mulheres, nas categorias: downhill, slalom, slalom gigante, supergigante e combinado.
O esqui alpino pratica-se normalmente com dois bâtons (um para cada mão) e dois esquis (um preso a cada pé). O controlo dos esquis é feito pela utilização de botas de esqui presas aos esquis por fixações que se soltam apenas em caso de impacto. Um capacete é por vezes utilizado para proteção contra impactos com a neve, com outros esquiadores ou com obstáculos ou mesmo para melhorar o aerodinamismo fora das competições.

No snow, no fun! (parte 2)

Snowboard
O Snowboard ou Snowboarding é um desporto que, tal como o skate e o surf, consiste em equilibrar-se sobre uma prancha, este porém faz-se em superfícies com neve em encostas de montanhas - como o esqui. A prancha usada deve ser proporcional ao corpo do praticante, devendo ela ter o comprimento do chão até a altura do nariz. A prancha é lisa e não há rodas ou ferros na sua parte inferior.
O snowboard é um desporto radical e muitas vezes perigoso, e que algum erro pode fazer o snowboarder rolar montanha abaixo, são necessários equipamentos de proteção tais como:
·         roupas especiais;
·         óculos apropriados - usar óculos de boas lentes é recomendado para estâncias de muita luz solar;
·         fixações para os pés.
Os equipamentos mais essenciais são o capacete e as luvas as quais geralmente contêm placas de plástico que impedem o movimento dos pulsos, reduzindo assim a chance de os quebrar quando houver acidente.

Salto de esqui
Ski jumping ou salto de esqui é originário de Morgedal, na Noruega, é um desporto onde os atletas mundiais de esqui descem uma rampa e tentam aterrar o mais distante possível. Além da distância do salto, o resultado final depende também dos pontos de estilo, dados pelos juízes em escala de 1 a 20 (pontuação máxima).

No snow, no fun! parte 1


Tendo em conta a altura do ano em que nos encontramos pensamos que não existirá melhor tema a abordar se não os desportos de inverno.
De facto existem vários tipos de desportos de neve e, ao longo das próximas 2 semanas iremos postar vários desportos de inverno em conjunto com as suas curiosidades e características deste desporto.
                A primeira competição de carácter mundial a reunir desportos de inverno foi a Semana Internacional de Desportos de Inverno. Esta competição foi realizada em 1924 na cidade francesa de Chamonix. Apenas dois anos depois, o Comitê Olímpico Internacional decidiu dar o estatuto de Jogos Olímpicos a esta competição que passou a ocorrer regularmente.
Esta competição é constituída por 15 de desportos que vieram a ser adicionados ao longo do decorrer destas competições. Os desportos que constituem os jogos olímpicos de inverno são: Biatlo (1960); Bobsleigh (1924); Combinado nórdico (1924); Esqui alpino (1936); Esqui cross-country (1924); Esqui estilo livre; Hoquei no gelo; Trenó (1964);  Patinagem artística; Patinagem em velocidade (1924); Patinagem em velocidade em pista curta (1992); Salto de esqui (1924); Skeleton (1948).

Biatlo
O biatlo é uma competição individual que envolve dois desportos em simultâneo: esqui cross-country e tiro, com provas intercaladas durante toda a prova. A corrida de esqui, possui em determinados pontos do trajeto de tiro para que os concorrentes disparem sobre cinco alvos estáticos, penalizando-se cada falha com a obrigatoriedade de correr 150 metros, ou adicionando um minuto ao total da prova, e ganhando finalmente o que totalize menos tempo. Podemos dizer, que o biatlo teve a sua origem por necessidade, já que os homens primitivos das terras do norte da Europa caçavam em lugares hostis sobre os esquis (ou os seus equivalentes primitivos) transportando alguma arma no ombro. Com o tempo esta necessidade foi diminuindo e dando passo à versão desportiva do biatlo que conhecemos hoje.