sábado, 6 de novembro de 2010

Razões para os jovens serem sedentários...

Como já foi dito semanas em semanas anteriores, muitos são os motivos que levam a população (maioritariamente população jovem) a ser sedentário, por isso hoje decidimos refutar muitos dos argumentos que levam a população a ser sedentário.

  • Falta de tempo
Este é dos maiores argumentos que levam ao sedentarismo. Quanto a isso, podemos afirmar que não é motivo para não realizar exercício físico! Um jovem tem de saber organizar o seu tempo e definir prioridades na sua vida, por vezes poderá não ter disponibilidade para o realizar mas isso não significa que tenha de deixar de praticar exercício físico. Para além disso, a prática de desporto promove uma maior e melhor organização do tempo que o jovem tem disponível evitando assim desperdícios de tempo e leva ao jovem a valorizar o tempo que tem disponível ao longo do dia.

  • Falta de motivação
Quando se fala de desporto por vezes associa-se unicamente e erradamente a alguns tipo de desportos colectivos, tais como o futebol e basquetebol. Por vezes surgem jovens que, ou não se interessam por estes desportos ou provavelmente pensam que não têm perfil para trabalhar em grupo preferindo praticar exercício físico sozinhos ou, por vezes, pode ser também por se sentirem envergonhados ou incapacitados de possuírem o mesmo potencial para praticar esse desporto que os outros colegas. Mas atenção! não deixem de praticar exercício físico por esse motivo! Existem mais tipos de desportos e formas de praticar desporto que não envolva ter de agir em conjunto, tais como em algumas modalidades de ginástica (ginástica de solo), etc.
Ao abordarmos este argumento é necessário também ter em conta o papel importante dos encarregados de educação nos jovens desde pequenos: Os jovens devem ser incentivados desde início a praticar exercício físico, para que se sintam bem e saudáveis com eles próprios e levar à associação de que fazer desporto é divertido.
  • Sentimentos de vergonha ou incapacidade,
Este argumento é extremamente complexo e difícil de argumentar, pois este argumento é o que impede muitos jovens a praticar exercício físico. Isto deve-se por vezes ao facto de possuírem uma fraca e baixa auto-confiança ou também, por sofrerem de problemas de saúde tais como a obesidade e entre outros podendo assim estar expostas a situações de bullying ou até em casos extremos de depressão!
Aconselhamos ao encarregado de educação a estar atento ao comportamento do seu educando podendo este argumento para deixar de praticar exercício físico mais associado a casos de bulliyng ou depressão, caso isso aconteça deve recorrer ás autoridades locais ou a um psicólogo para ajudar a ultrapassar esse obstáculo.

  • Problemas económicos,
Desde já é necessário desmistificar o conceito de ter de gastar muito dinheiro para poder realizar desporto! É verdade que grande parte dos desportos é necessário gastar dinheiro para que possa estar apto a pratica-lo, mas também é verdade que é possível gastar pouco dinheiro para praticar exercício físico! Como por exemplo nas escolas públicas está no activo um programa do Ministério da Educação denominado como Desporto Escolar, como foi referido no post anterior este programa tem como objectivo incentivar os alunos à prática de desporto, por isso a escola suporta parte dos gastos no técnico que está a supervisionar, neste caso um professor que lecciona Educação Física, que está a coordenar um determinado desporto tendo que o encarregado de educação limitar-se a pagar o equipamento para que o educando possa praticar esse desporto.
De qualquer forma, o jovem pode, em companhia do seu encarregado de educação, caminhar ou correr pelas redondezas, este simples exercício físico feito durante uma hora possui a quantidade de exercício físico diária necessária para cada indivíduo, por isso nós temos como opinião de que é de extrema importância referir que a falta de dinheiro não deve ser motivo para se deixar de praticar exercício físico!



Estes argumentos são os principais argumentos que levam um jovem a deixar de praticar exercício físico, sabemos que existem outros argumentos para se deixar de praticar exercício físico, mas esses argumentos ou os desconhecemos ou então não podem ser refutados. Estes podem não ser refutados, visto que os mesmos impossibilitam de facto a prática de exercício físico, como por exemplo problemas de saúde que, variando de caso para caso, podem ser preponderantes para o indivíduo deixar de praticar exercício físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário