sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

No snow, no fun (parte 3)

Hóquei no Gelo
O Hóquei no Gelo tem origem por volta de 1800, em Windsor, na Nova Escócia, Canadá, onde um grupo de rapazes do King’s College School (primeiro Colégio Canadiano) adaptou o entusiasmante jogo “Hurley” ao gelo, utilizando patins e dando assim origem ao Ice Hurley. Depois de algumas décadas, o Ice Hurley desenvolveu-se dando origem ao Ice Hockey.
O Hóquei no Gelo é um jogo disputado em pistas de gelo, por duas equipas constituídas por seis jogadores e onde todos os jogadores e juízes calçam patins de gelo. O objectivo do jogo é fazer com que o disco chamado puck entre na baliza do adversário utilizando para o deslocar um stick. Os jogos dividem-se em três períodos de 20 minutos, com intervalo de 15 minutos no final da primeira e segunda parte. Em cada parte as equipas mudam de campo.
Em caso de empate no final do jogo e depois de mais um intervalo de 15 minutos, será jogado um período de 5 minutos de vitória súbita.
Esqui Alpino
O esqui alpino é uma das modalidades do esqui que consiste em efectuar uma descida em velocidade, com passagens obrigatórias e contra -relógio. No esqui alpino, os competidores esquiam por um percurso em declive, em alta velocidade e desviando-se de obstáculos. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível. A modalidade é disputada por homens e mulheres, nas categorias: downhill, slalom, slalom gigante, supergigante e combinado.
O esqui alpino pratica-se normalmente com dois bâtons (um para cada mão) e dois esquis (um preso a cada pé). O controlo dos esquis é feito pela utilização de botas de esqui presas aos esquis por fixações que se soltam apenas em caso de impacto. Um capacete é por vezes utilizado para proteção contra impactos com a neve, com outros esquiadores ou com obstáculos ou mesmo para melhorar o aerodinamismo fora das competições.

Sem comentários:

Enviar um comentário